Notícia

WORLD CAFÉ INTEGRA ALUNOS, PROFESSORES E CONVIDADOS DA FAI EM DEBATE SOBRE ATUAÇÃO PSICANALÍTICA

20/12/2018
noticia_201812200624.png
Compartilhe

Processos com proposta participativa, os Worlds Cafés buscam trabalhar a discussão de temas diversos através de ações em grupo, que estimulam o diálogo e a inteligência coletiva. Esses diálogos, nos quais participantes se dividem em diversas mesas, visam promover um debate acerca de uma questão central, que é esmiuçada através das reflexões e conhecimentos dos sujeitos presentes.

Essa metodologia simples, organizada esse ano pelo curso de Psicologia da FAI se tornou mais um momento educacional importante em 2018, pois possibilitou que pessoas pudessem abordar diferentes temas, sob o prisma dos diferentes grupos de conversas, conectando ideias e fazendo emergir a inteligência e a sabedoria do coletivo, por meio do contato e da construção de relações complexas.

Neste mês de dezembro, por exemplo, o Grupo de Estudo, Projetos e Soluções em Psicologia (GEPS) da FAI desenvolveu o primeiro World Café de Psicanálise da Faculdade. Abordando diversas discussões sobre psicanálise, saúde e contemporaneidade, o Evento envolveu a comunidade acadêmica num debate aberto sobre os campos de atuação profissional da psicanálise em contextos contemporâneos, principalmente nas áreas hospitalar, educacional, social, jurídica e da saúde mental.

Coordenado pela professora Rita Machado, o evento foi executado como uma dinâmica interativa por intermédio de mesas redondas. Com cinco temas diferentes, os participantes puderam refletir acerca de nuances presentes na prática do psicanalista. Assim, para compreender melhor o que faz o psicanalista, o evento contou com a exposição da prática na área hospitalar, social, jurídica, escolar e na esfera ligada à saúde mental, através da participação de 40 visitantes, que circularam por cada mesa durante doze minutos, totalizando uma hora de atividade.

De acordo com a Coordenação do Evento, a ação atingiu os resultados esperados e teve muito êxito em apresentar os campos de atuação profissional do psicanalista na atualidade. Assim, com o trabalho desenvolvido nas mesas de debate, alunos e professores abordaram as diferentes áreas de atuação da corrente Psicanalítica no campo da psicologia, promovendo assim uma compreensão mais ampla da área como um todo.