Notícia

Professor da FAI participa de Congresso Internacional sobre Economia Solidária

01/12/2017
noticia_201712010217.jpg
Compartilhe

O professor e Coordenador do Curso de Agronomia da FAI, Médson Janer, participou nesta semana da VI Conferência Internacional de Pesquisas e Estudos sobre Economia Social e Solidária. O Evento, que ocorreu na cidade de Manaus (AM), reuniiu pesquisadores, estudantes e pesquisadores do Brasil e do experior numa  discussão sobre a construção de outros modelos de desenvolvimento que, agregando esforços em diversos níveis de atuação social, são capazes de pensar nossa economia, enquanto relação social e antropológica fundante,  como algo não só focado nas rentabilidade, competições e lucros, mas como uma prática mais ampla e sensível aos muitos (e antes negligenciados) aspectos sociais e ambientais da nossa sociedade. 

Compondo uma mesa que debateu a "Gestão Pública como Fomentadora do Desenvolvimento Econômico Solidário", o professor Medson representou a FAI num debate importantíssimo para o desenvolvimento, não só do Território de Irecê, mas de todo o Brasil. Afinal, ao inserir a discussão da Economia Solidária, no âmbito da construção da gestão pública, a discussão estimula uma nova visão que se torna crucial para se desenvolva um novo jeito de pensar e agir sobre a atividade econômica.

Em outras palavras, ao se refletir acerca do processo de produção e comercialização de produtos e serviços e toda a gama e implicações sociais daí oriundas, se pode pensar sobre a possibilidade palpável de uma prática mais democrática e cooperativa, na qual o desenvolvimento dá um passo adiante e ultrapassa as dicotomias patrão/empregado, exploradores/explorados para avançar à uma composição econômica mais gregária e coletiva. Na Economia solidária podemos ir à um outro patamar, ousando a propor um novo modelo, onde a autogestão é possível e todos/as se tornam patrões e empregados num ambiente em que empreender ganha um sentido coletivo...

Mais sobre o Evento - A VI Conferência Internacional de Pesquisas e Estudos sobre Economia Social e Solidária é uma iniciativa do Centro de Investigação e Pesquisa em Economia Pública e Social (CIRIEC Brasil), do Centro de Ciências do Ambiente (CCA) da Universidade Federal do Amazonas, por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCASA) e instituições parceiras e apoiadores.

A sexta edição deste evento foi composta por diversas mesas temáticas, grupos de trabalho, palestras, e apresentação de trabalhos. Dessa forma, evento congregou docentes e discentes de programas de pós-graduação, pesquisadores, membros do CIRIEC nacional e internacional, técnicos de organizações governamentais e não governamentais, líderes e empreendedores sociais de comunidades locais e também docente e discentes da graduação permitindo o intercâmbio e o surgimento e fortalecimento de redes de cooperação, assim como irá ampliar a divulgação de conhecimentos gerados em todo o mundo sobre a temática.

Além do professor Medson Janer, compuseram a discussão sobre o fOMENTO da  ECONOMIA SOLIDÁRIA NA GESTÃO PÚBLICA, o Superintendente de Economia Solidária do Estado da Bahia, Milton Barbosa; o Representante de  Empreendimento Econômico Solidária, Luiz Oliveira Costa e a Professora do Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia Baiano, Tatiana Reis...