Notícia

MEC LANÇA HOTSITE SOBRE NOVO FIES

10/01/2018
noticia_201801100910.png
Compartilhe

*Com informações da Assessoria de Comunicação do MEC

 

O Ministério da Educação (MEC) colocou no ar nesta quinta-feira, 7, o hotsite do Novo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) . O portal contém informações para estudantes e instituições de ensino se informem acerca das novas regras do maior programa de Financiamento estudantil do país. 

Além de informações básicas sobre o programa, os estudantes poderão se inteirar dos detalhes do novo Financiamento Estudantil. De acordo com o gerente de projetos da tecnologia da informação do MEC, Rafael Berlanda, o portal é completo e está pronto para sanar as principais dúvidas de estudantes e Instituições. Segundo Berlanda, em entrevista dada à assessoria de comunicação do MEC, o hotsite “contém as principais mudanças, como funciona o Novo Fies, a legislação, e uma área grande de perguntas frequentes relacionadas ao programa”.

Em 2018, o FIES abrirá 310 mil novas vagas em 2018 (sendo 100 mil a juro zero) com maior flexibilidade no prazo de carência e redução da taxa de juros repassada aos estudantes. As novas regras também preveem mais atenção à qualidade dos cursos financiados. . De acordo com o MEC, a principal razão para as mudanças foi a sustentabilidade do programa a médio e longo prazos, pois o modelo antigo gerava um percentual de inadimplência muito elevado.

As inscrições para o novo FIES serão abertas entre os dias 6 e 9 de fevereiro de 2018. Informações detalhadas sobre o processo seletivo já estão disponíveis no hotsite. Podem se inscrever estudantes de todo o Brasil com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos e que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em uma ou mais edições a contar de 2010. A nota ou média aritmética das notas nas provas não pode ser inferior a 450 pontos e a nota na redação precisa ter sido superior a zero.

Acesse o Hotsite do novo FIES