Notícia

FAI REALIZA CURSO DE QUINTAIS PRODUTIVOS

04/06/2018
noticia_201806041240.png
Compartilhe

A cada dia as pessoas se preocupam mais com a procedência e qualidade dos alimentos que consomem. Hoje, mais do que nunca, buscamos evitar produtos cultivados com excesso de agrotóxicos ou que sejam oriundos de processos produtivos desconhecidos e sem controle. Tudo isso faz parte da construção social de um consumo mais consciente, solidário e antenado com as novas demandas ambientais e humanas do nosso mundo.

Pensando nisso, a Faculdade Irecê (FAI), por meio do Projeto de Extensão AGROFAR, lançará no próximo dia 09 de junho, a primeira edição do Curso de Quintais Produtivos. Organizado por alunos e professores das graduações de Agronomia e Farmácia, o curso ocorrerá no Campus da FAI, em Irecê, e será voltado para a comunidade acadêmica e público em geral.

Com aulas teóricas e práticas, os participantes do curso terão oportunidade de aprender e aplicar técnicas baratas e sustentáveis para a produção de alimentos nos pequenos espaços das suas próprias casas, tudo isso com alta qualidade biológica e sem uso de defensivos químicos. De acordo com a Coordenação do curso, a ideia é que as pessoas prendam a otimizar os espaços existentes em suas casas e propriedades rurais e, em lugares como varandas e quintais, produzam alimentos variados de maneira permanente e sustentável.

O curso será ministrado pelo professor Dr. Medson Janer (FAI) o agroecólogo, especialista em desenvolvimento territorial, Diego Miranda. Para participar é necessário realizar a inscrição do curso pela internet e efetuar pagamento no primeiro dia de curso na FAI. O curso custa R$ 50,00 para estudantes e R$ 80,00 para professores e demais participantes.

Sobre o Projeto Agrofar - O Projeto AGROFAR nasceu de uma necessidade atual de pensar uma nova e/ou velha forma de consumir alimento saudável e utilizar plantas medicinais e fitoterápicos na farmacologia e na medicina caseira. Neste sentido, profissionais dos Cursos de Farmácia e Agronomia propuseram um Projeto ou um Programa de Trabalho contendo três subprojetos para iniciar uma série de estudos e atividades de extensão com qualidade e acompanhamento acadêmico.

Atualmente, o Projeto envolve quarenta alunos de três cursos de graduação da Faculdade Irecê (FAI): Farmácia, Agronomia e Psicologia. Em sua fase inicial o Projeto esta sendo implantado na Comunidade Terapêutica do MAANAIM. A ideia é que seja implantado um sistema agroecológico de produção de plantas medicinais e alimentícias em parceria com os integrantes da comunidade Terapêutica. Para isso, os alunos e professores da FAI coordenam o início das capacitações para a implantação da mandala e para o manejo inicial do plantio e cuidado com as plantas.