Notícia

Aproximando Escola e Faculdade: alunos do Cometinha visitam laboratórios da FAI

01/12/2017
noticia_201712010403.jpg
Compartilhe

Um erro comum que advém da organização da educação formal em níveis (básico e superior) é a separação. Muitas vezes, ao invés de pensarmos a educação enquanto processo integral, humano e que cresce com o próprio desenvolvimento da vida, tendemos a encaixotar nossas ideias e pensar a formação como um processo fragmentado, no qual a escola e Universidade "habitam" terrenos diferentes e incomunicáveis.

Essa separação por muitas vezes estimula uma precarização do processo de ensino-aprendizagem. Por muitas vezes se perdem possibilidades de integração e motivação de professores e alunos por conta da escassez e, em muitas realidades, da falta completa de reflexões e práticas dialógicas que aproximem os sujeitos da educação básica da realidade da Faculdade.

Pensando nisso, FAI, Colégio Cometa e Cometinha promovem momentos de aproximação entre as realidades dos diferentes níveis de ensino. Seja em eventos públicos (como na recente Mostra de Estágios em Psicologia), no uso compartilhado de equipamentos e laboratórios ou mesmo numa troca de ideias, o Grupo Cometa busca estimular seus alunos e professores a pensarem a educação de maneira menos compartimentalizada  e mais integrada.

Um exemplo dessa prática é a presença das crianças Grupo 4 da Educação Infantil aos Laboratórios utilizados nas atividades da FAI e Colégio Cometa. Mais do que uma visita inusitada, a presença das crianças no ambiente do Ensino Superior tem uma força simbólica e formativa muito grande, uma vez que já começa a estimular, desde as primeiras idades educacionais, a tão necessária aproximação entre as “etapas” do processo educativo.

Assim, com uma educação pensada como um processo muito mais amplo, o Grupo Cometa constrói um diferencial pedagógico: através de um ensino articulado – onde os diferentes níveis conseguem promover uma aproximação mais efetiva -, é possível favorecer um diálogo construtivo entre diversas dimensões da formação teórica e prática do percurso educativo dos alunos.

Confira mais imagens da visita dos alunos do Cometinha aos laboratórios da FAI! Clique no link abaixo:

http://www.faifaculdade.com.br/galeria/visita-dos-aluno-do-cometinha-ao-laboratorio-de-ciencias-da-fai,24#.WiHwxUqnFPY