Grupo Cometa de Educação

Grupo Cometa de Educação

O Grupo Cometa de Educação surgiu de uma necessidade de agregar os diversos serviços educacionais ofertados pela instituição mantenedora do Colégio Cometa, afinal ao longo dos anos, o Colégio Cometa foi crescendo e gerando novas unidades educacionais. O Grupo Cometa hoje é responsável pela gestão do Colégio Cometa, Unopar Polo de Irecê, Faculdade Irecê, Arena Cometa e Escola de Futebol do Vitória - Núcleo Irecê contando com cerca de 2400 alunos e cerca de 140 funcionários.

Nossa história

No ano de 2001, os professores Marcos Batista de Carvalho e Jorge Edilson Carvalho Brito, resolveram juntar-se para construírem um sonho, o sonho de implantar uma escola no município de Irecê.

Na época, identificaram que havia uma lacuna no setor educacional regional, já que os jovens e adultos da região que estavam com defasagem idade/série não tinham a opção de buscar um ensino que promovesse uma aprendizagem com promoção acelerada e que pudesse alavancar a carreira estudantil dessas pessoas. Veio então a ideia de implantar um projeto de Educação de Jovens e Adultos - EJA, o antigo supletivo, para que essas pessoas pudessem ter a oportunidade de estudar em uma escola especializada para esse público, Nascia então o Colégio Cometa, que foi batizado com esse nome para transmitir a mensagem de que seria ofertado um curso rápido, dinâmico e impactante, como um Cometa, ocorrendo a aula Inaugural no dia 03 de julho de 2001.

O projeto resultou em oportunidade para centenas de alunos na região que alavancaram suas carreiras e hoje são profissionais, muitos com nível superior, atuando localmente e em diversas partes do país.

Por motivo de mudança na legislação educacional do estado, que extinguiu a oferta do segmento de Jovens e Adultos - EJA por parte da rede privada de ensino e também por sentirem confiança no trabalho realizado, a direção do colégio resolveu implantar em 2003 um projeto de Educação Básica, começando a ofertar vagas para o Ensino Médio com 3º ano Pré-Vestibular norteado por uma proposta educacional específica para o segmento.

Novamente os resultados foram excelentes e a partir de então o colégio não parou de crescer.

Em 2005 a Equipe do Colégio Cometa estabelece parceria com a Universidade Norte do Paraná - UNOPAR - e quebra paradgimas, revolucionando o Ensino Superior da região com a oferta de cursos superiores a distância através de uma proposta pedagógica de alta qualidade e inovadora, utilizando uma plataforma tecnológica de ponta.

No ano de 2006 é implantado o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e o colégio amplia sua oferta de serviços, já despontando como instituição de destaque na região, mas a equipe começa a enfrentar um problema: O espaço físico que o Colégio Cometa e o Pólo da Unopar ocupava, que era alugado, já não comportava o crescimento da instituição.

A aquisição de um espaço físico próprio ocorre no ano de 2009 com a compra da Chácara Maricota, um espaço com cerca de 27.000 m2 e com ampla área verde, marcando uma nova etapa da instituição que já começa a sonhar em implantar uma Faculdade própria com cursos na área de saúde. Em setembro de 2010 é protocolado no Ministério da Educação - MEC um projeto de credenciamento e autorização do curso de bacharelado em Enfermagem da FAI - Faculdade Irecê.

Com uma área extensa foi possível construir novos espaços para a instituição, o tão sonhado centro esportivo pôde ser finalmente construído, surgindo em 2011 a Arena Cometa, que teve em sua inauguração como convidado especial o Ex-jogador Artur Antunes de Coimbra, o Zico. Também é construído o Ginásio poliesportivo Sírius, completando o Centro Esportivo Cometa.

A necessidade de crescimento, presente no DNA da instituição, faz com que a equipe comece a sonhar em ser uma escola com maior abrangência, é chegado o momento de implantar um projeto de uma escola para crianças e que tenha um espaço diferente e adequado para essa faixa etária. Surge então o COMETINHA que inicia suas atividades no ano de 2013 com turmas do Ensino Fundamental I.

Finalmente, em 2014 o Cometinha abre vagas para as séries da Educação Infantil e a instituição passa a atender todas as etapas da educação básica, além disso, depois de uma espera de 03 anos e meio, o Ministério da Educação - MEC, publica a portaria de credenciamento e de autorização para a oferta de 100 vagas anuais para o curso de Bacharelado em Enfermagem da FAI, possibilitando aos jovens e adultos da região de Irecê acesso ao Ensino Superior, podendo financiar seu curso em até 100% através do FIES, tudo isso através da parceria entre a FAI e o Governo Federal.

Com a ampliação dos serviços educacionais surge a necessidade da implantação do Grupo Educacional Cometa que passa a ser responsável pela gestão do Colégio Cometa, Unopar Polo de Irecê, Faculdade Irecê - FAI e a Arena Cometa com a Escola de Futebol do Vitória. Hoje o Grupo Cometa atende cerca de 2400 alunos e possui em seu quadro cerca de 140 funcionários.