ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA

Justificativa:

A necessidade de formação técnico e científica e humanística para o desempenho da assistência à mulher na condição de gestante, parturiente, puérpera e para o recém-nascido, impõe que a enfermagem obstétrica retome seus propósitos, reconquiste espaço no panorama assistencial da rede pública e privada de saúde. A adoção de novos paradigmas exige coragem, mas não permite erros que possam aumentar os riscos à saúde, aos quais a população feminina já está exposta. Desta forma, devemos inovar sem perder a coerência no curto, médio e longo prazo. A expansão do mercado de trabalho na área de obstetrícia e mais especificamente em saúde da mulher, que acena com um mercado promissor, tem atraído a procura dos profissionais por esta especialidade. Essa situação vem impulsionando a criação e expansão dos Cursos de Especialização em Saúde da Mulher, em especial Enfermagem Obstétrica, visto que, estamos vivenciando o crescente número de hospitais e casas de partos que surgem “absorvendo” os profissionais qualificados como os enfermeiros legalizados para o exercício da obstetrícia.

Objetivo Geral:

Qualificar enfermeiros para o atendimento integral à mulher em todo o Ciclo gravídico-puerperal.

Objetivos Específicos:

  • Formar enfermeiros(as) para a realização do parto normal.
  • Capacitar enfermeiros(as) para identificação dos riscos obstétricos e perinatal.
  • Capacitar enfermeiros(as) com bases epidemiológicas, clínicas e humanísticas no contexto do SUS.

Público Alvo:

Profissionais de Enfermagem que atuam ou que queiram atuar na área de Saúde da Mulher, com enfoque em Obstetrícia.

Competências e Habilitações aos Egressos:

Profissional com formação técnica-científica e ético-humanistica para o desempenho da assistência à mulher na condição de gestante, parturiente, puérpera e para o recém-nascido com possibilidades de adoção de novos paradigmas que exige coragem, mas não permite erros que possam aumentar os riscos à saúde, aos quais a população feminina já está exposta.

Concepção do Programa:

A política adotada pelo Ministério da Saúde, por meio de ações programáticas que priorizam a atenção básica e mudança do modelo assistencial visando a humanização do parto e nascimento no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) integram projeto de trabalho da Área Técnica da Saúde da Mulher.

O aumento da demanda por profissionais qualificados promovido pelas Portarias Ministeriais e guiados pela NOB/96, indica a necessidade de capacitar sistematicamente recursos humanos para o SUS. O apoio do Ministério da Saúde para o desenvolvimento de cursos de acordo com a Resolução nº 3 do Comitê de Ensino Superior - CES/99, em parceira com Instituições de Ensino Superior, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, cria estrutura favorável para garantir o envolvimento dos órgãos formadores com as instâncias de gestão do SUS.

 

Valor do Curso: 18 parcelas de R$ 400,00

Prazo de integralização do curso: 18 meses

Coordenadora do curso: Nádja Shirley Andrade Cavalcante 

 Contato: nadja.coordenacao@faifaculdade.com.br 

                 ivania.nuppex@faifaculdade.com.br

Não perca essa oportunidade, CLIQUE AQUI e inscreva-se!

INSCRIÇÕES ABERTAS.