Pós-Graduação

Justificativa:

Considerada a realidade que envolve a Nova Farmácia brasileira e os avanços verificados no campo da Farmácia Clínica, propomos este programa para a Especialização Profissional, em nível de Pós-graduação (lato sensu), de modo que possa atender à Comunidade Farmacêutica, dos pontos de vista legal, operacional, farmacoterapêutico e do processo do Cuidado Farmacêutico. Assim, este curso é dirigido àqueles que desejem se especializar em Farmácia Clínica & Atenção Farmacêutica integrada à Clínica Médica. 

A título ilustrativo, o contingente representado pelos Farmacêuticos no Estado da Bahia equivale, em 2016 a cerca de 6.500 profissionais registrados no Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia. Deste universo, cerca de 5.500 profissionais atuam diretamente no domínio da Farmácia Comunitária e uma fração menos expressiva nas Farmácias Hospitalares.

Portanto, diante da demanda para uma Especialização em Farmácia Clínica, os praticantes da Farmácia Comunitária e da Farmácia Hospitalar podem representar um potencial significativo para um Curso de Especialização como a proposição realizada neste projeto pedagógico.

No caso particular da Microrregião de Irecê cuja população estimada, em 2015, pelo IBGE equivalia a cerca de 400.000 habitantes, subdividida em dezenove municípios, encerra 153 Estabelecimentos Farmacêuticos, dos quais 33 (21,5%) estão localizados na Cidade de Irecê. Estes dados refletem a demanda potencial que pode requerer programas de Pós-graduação em Farmácia Clínica, quando o objetivo reside na especialização de profissionais, centrada no Cuidado Farmacêutico Integral para estas Farmácias Comunitárias.

O desenvolvimento de competências e habilidades destes profissionais produz um incremento na qualidade do Serviço de Saúde, o que pode implicar redução da morbimortalidade da população regional, um ganho qualiquantittivo para a Saúde Coletiva da Microrregião, além da sincronização com a Nova Legislação publicada em nível de Governo Federal e do Conselho Federal de Farmácia.

Objetivo Geral:

Especializar os Farmacêuticos para atuar clinicamente na farmacoterapia dos indivíduos, sob a ótica do Cuidado Farmacêutico Integral.

 

Objetivos Específicos:

  • Estabelecer vínculo permanente entre as evidências científicas (documentação) oferecida, a teoria instrumentalizada e a práxis do Farmacêutico (vivência sob Preceptoria) com vistas à sua inserção na Nova Farmácia, tida como Estabelecimento de Saúde
  • Oferecer fontes de documentos, recuperados em Bases de Dados Digitais, universalmente usadas para a (in)formação de Farmacêuticos
  • Capacitar o profissional farmacêutico na identificação dos distintos aspectos biopsicossociais, envolvidos no Cuidado Farmacêutico
  • Proporcionar o desenvolvimento de habilidades e competências para a instrumentalização do processo de trabalho, envolvidos no Cuidado Farmacêutico

 

Público Alvo:

Profissionais de Farmácia e Egressos que atuam ou que desejem atuar na área de Farmácia Clínica, cujo enfoque sejam os domínios da Farmacopatologia, da Farmacoterapia, da Psicologia Aplicada à Farmácia e o do Processo de Cuidado Farmacoterapêutico, numa perspectiva integradora.

 

Competências e Habilidades aos Egressos:

Farmacêutico com formação tecnico-científica e etico-humanística, especializado para o desempenho profissional no âmbito da Farmácia Clínica & Atenção Farmacêutica, capaz de compreender a abordagem/assistência que o indivíduo/usuário/doente/paciente demanda para a obtenção do êxito na farmacoterapia utilizada/prescrita.

 

Concepção do Programa:

Desde o século passado se observa uma demanda social em prol da redução da morbidade e da mortalidade, associadas à utilização de medicamentos. Logo, este fato se tornou expressivo no contexto mais amplo da Saúde. O aumento da expectativa de vida, a diversidade do arsenal terapêutico e o possível acesso da população às tecnologias na Área Clínica conferiram ao medicamento protagonismo na relação saúde-doença.

Entretanto, sabe-se que as questões vinculadas à não observância do Uso Racional do Medicamentos, à indicação inadequada, a falta de efetividade e da segurança farmacoterapêutica podem comprometer, decididamente, a excelência dos resultados sobre a saúde das pessoas.

Portanto, surge a Farmácia Clínica como uma possibilidade para o atendimento desta demanda e a subsequente qualificação de Profissionais Farmacêuticos para o exercício competente e habilitado desta função, nas Unidades de Serviço Farmacêutico, nos variados Estabelecimentos de Saúde, desde as Farmácias Comunitárias que fazem parte da Atenção Básica até àquelas da mais Alta Complexidade.

Em função desta realidade, a Faculdade de Irecê estabelece Convênio Educativo com o Instituto Bahiano para o Desenvolvimento Humano (IBDH), via sua Unidade Educativa (Capacitech – Educação Continuada), que conta com expertise reconhecida e tradicional na área de Educação Farmacêutica, para viabilizar este Curso de Especialização dos pontos de vista científico, pedagógico e operacional.

 

Grade Curricular

 

Disciplina

Carga Horária

FCI-C001

Introdução à Farmácia Clínica I

 

16

FCI-C002

Introdução à Farmácia Clínica II

 

24

 

FCI-C003

Introdução à Farmácia Clínica III

 

24

 

FCI-C004

Farmácia Clínica

Aplicada I

(Cardiologia & Nefrologia)

 

24

 

FCI-C005

Farmácia Clínica

Aplicada II

(Neurologia & Psiquiatria)

 

24

 

FCI-C006

Farmácia Clínica

Aplicada III

(Gastroenterologia & Hepatologia)

 

24

 

FCI-C007

Farmácia Clínica

Aplicada IV

(Infectologia & Imunologia)

 

24

 

FCI-C008

Farmácia Clínica

Aplicada V

(Extremos Etários: Pediatria & Geriatria)

 

24

 

FCI-C009

Farmácia Clínica

AplicadaVI

(Endocrinologia & Metabologia)

 

24

 

FCI-C010

Farmácia Clínica

Aplicada VII

(Tópicos Customizados/ Clínica Médica)

 

24

 

FCI-C011

Tópicos Suplementares I (Semiologia Farmacêutica)

16

FCI-C012

Tópicos Suplementares II

(Segurança e Manejo Clínico do Paciente)

16

FCI-C013

Tópicos Suplementares III

(Monitorização Clínico-laboratorial)

24

FCI-C014

Produção Científica I
(Projeto do TCC)

24

FCI-C015

Produção Científica II (Construção do TCC)

24

FCI-C016

Produção Científica III (Apresentação do TCC)

24

 

Prazo de integralização do curso: 18 meses

Valor do Curso: 18 parcelas de R$ 400,00

Contato:    elaine.nuppex@faifaculdade.com.br

 

Inscrições Abertas!!!

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Justificativa:

O movimento da inclusão vem se fortalecendo na garantia dos direitos  das pessoas com deficiência em todos os segmentos da sociedade civil organizada.  A  busca por vagas nas escolas tornou-se comum para as pessoas que  passaram a conhecer seus direitos, principalmente  o direito de aprender.

A escola é o espaço formal da educação onde o conhecimento é construído e reconstruído, é espaço de refletir a ação pedagógica. Neste sentido, o Curso de Pós Graduação em Educação Inclusiva com Ênfase em Libras vem proporcionar aos educadores do Território uma formação que atende de forma generalista o entendimento do respeito às diferenças  e a necessidade de romper com todas as barreiras que possam impedir ou dificultar a acessibilidade.

O Curso terá uma abordagem mais especifica para a Língua Brasileira de Sinais e a comunidade surda, considerando que o Decreto 5626/05  torna a Libras língua materna do surdo e 2ª língua no País, bem como sua obrigatoriedade nos cursos de Educação e Fonoaudiologia.

 

Objetivo Geral:

Promover a formação continuada  dos profissionais da educação, a partir de uma visão inclusiva das pessoas com necessidade educativas especiais.

 

Objetivos Específicos:

- Possibilitar a ampliação do conhecimento  e qualificação aos profissionais da área da educação ou afins  que serão formados no curso de especialização em Educação Inclusiva com Ênfase em Libras;

- Promover ao longo do curso debates que perpassem pelos diferentes componentes curriculares a fim de promover a interdisciplinaridade na produção do conhecimento.

- Instigar a produção científica e a pesquisa para o desenvolvimento de atitude de     investigação a partir dos problemas no Território de Irecê.

- Aplicar o conhecimento metodológico e científico na produção de textos científicos e trabalhos apresentados desenvolvendo as habilidades da pesquisa durante curso.

 

Público Alvo

Graduados em Pedagogia ou diversas licenciaturas.

 

Grade curricular

 

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA

Fundamentos da Educação Especial, Políticas públicas e Diretrizes para a Educação Inclusiva

30h

Psicologia da Aprendizagem Aplicada a Educação Especial

30h

Saberes e Práticas da Educação Inclusiva

30h

Escolarização da pessoa com Transtorno Global de Desenvolvimento e altas habilidades

30h

Escolarização da pessoa com Deficiência Visual, Intelectual e Física

30h

Deficiência Auditiva

30h

Libras I

30h

Português para surdos

30h

Braile I

30h

Teoria e Prática da Psicomotricidade

30h

Metodologia do Ensino Superior

30h

Métodos e Técnicas de pesquisa

30h

Libras II

30h

Braile II

30h

TCC I

30h

TCC II

30h

TOTAL

480h

 

Prazo de integralização do curso: 16 meses

Valor do Curso: 16 parcelas de R$ 250,00

Coordenação do curso: Profa Mestre Maria da Conceição Araújo Correia

Email: conceicao.coordenacao@faifaculdade.com.br

           elaine.nuppex@faifaculdade.com.br

Inscrições abertas. Clique aqui

 

 

Justificativa:

 

A especialização em Saúde Coletiva possibilita aos profissionais da saúde retornar à academia para atualizarem seus conhecimentos e refletirem sobre a prática nos serviços de saúde, permitindo uma atuação mais qualificada e comprometida com a busca e apresentação de possíveis soluções para os problemas do cotidiano do trabalho em saúde.

O Sistema Único de Saúde (SUS) é o grande empregador dos trabalhadores de Saúde, tanto no setor público como no privado credenciado. A política de recursos humanos é atualmente um dos maiores problemas para a gestão do SUS nos municípios. O setor saúde é uma das áreas sociais que exige aprimoramento constante dos profissionais que nele atuam, tanto pelo surgimento de novos problemas, como pelo agravamento dos já existentes e, ainda, pela própria dinâmica da política de saúde.

Nesse sentido, este curso busca responder à demanda por qualificação dos profissionais que atuam na área da Saúde Pública e, concomitantemente, contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo SUS nesta região. Compreendemos que a atuação de profissionais bem preparados pode diferenciar o planejamento, organização e gestão das ações de saúde propostas para o enfrentamento das necessidades e demandas da população.

 

Objetivo Geral:

Formar profissionais da área da saúde para uma prática integrada e contínua junto às instâncias do Sistema Único de Saúde, sendo capaz de desenvolver processos de planejamento, gestão e avaliação em saúde.

Objetivos Específicos:

  • Formar profissionais da área da saúde para analisar crítica e propositivamente as políticas de saúde com elevado padrão de qualidade e dentro dos princípios da ética e da bioética, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, a partir do contexto político-normativo do SUS. 
  • Capacitar profissionais para constituir condições para a implementação e avaliação das políticas públicas através da promoção, vigilância e educação da saúde, individual e coletiva.
  • Capacitar profissionais para identificar as necessidades em saúde, seus determinantes e condicionamentos, segundo os padrões epidemiológicos, demográficos, culturais e socioeconômicos.
  • Capacitar profissionais para implementar atividades de planejamento, gestão e avaliação de ações, programas, serviços, sistemas e redes de saúde.

 

Público Alvo:

Profissionais da área da saúde ou áreas afins

 

Competências e Habilitações aos Egressos:

Profissional tecnicamente preparado para atuar compreendendo a saúde coletiva em suas dimensões e expressões e suas áreas de domínio no conhecimento específico de saúde, orientando-se pela subárea da Saúde Pública. Compreendo o setor da saúde no contexto das políticas e das práticas sociais, reconhecendo os perfis epidemiológico, demográfico e cultural das populações. Reconhecendo a saúde como direito a condições dignas de vida e atuar de forma a garantir acesso às ações e serviços de saúde, integralidade da atenção e resolutividade das práticas de proteção da saúde. Sendo capaz de analisar situações de saúde; organizar, dirigir e implementar atividades referentes à formulação e execução de políticas institucionais de planejamento, gestão e avaliação em saúde e políticas protetoras de promoção, vigilância e educação da saúde. Assumindo assim o compromisso ético, político e social com o trabalho multiprofissional e interdisciplinar em saúde.

 

Grade curricular

Disciplinas

Carga Horária

Políticas Públicas de Saúde

20h

Promoção da Saúde

20h

Determinantes e Desigualdades em Saúde

20h

Sociedade, Cultura e Saúde

20h

Avaliação de Programas e Serviços de Saúde

20h

Planejamento e Gestão em Saúde

20h

Epidemiologia aplicada a Saúde Coletiva I

20h

Informação em Saúde

20h

Vigilância em Saúde

20h

Vigilância Sanitária e Meio Ambiente

20h

Epidemiologia aplicada a Saúde Coletiva II

20h

Metodologia Científica e da Pesquisa

20h

Atenção Básica e redes de cuidado em saúde: sujeitos, práticas e gestão

20h

Micropolitica do Trabalho e o Cuidado em Saúde

20h

Política Nacional de Alimentação e Nutrição

20h

Interdisciplinaridade no Trabalho em Saúde

20h

Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde

20h

TCC

40h

 

Prazo de integralização do curso: 18 meses

Valor do Curso: 18 parcelas de R$ 360,0

Contato:   elaine.nuppex@faifaculdade.com.br

 

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INSCRIÇÕES ABERTAS.

 

 

Justificativa:

Capacitar e preparar profissionais graduados e/ou pós graduados em enfermagem, medicina, fisioterapia e demais áreas afins a prestarem assistência a indivíduos expostos a acidentes e agravos à saúde que necessitem de cuidados em caráter de atendimento intensivo e urgência e emergência na rede básica de atenção e na área hospitalar.

 

Objetivo Geral:

Oferecer conhecimentos teórico-práticos relacionados a assistência às vítimas de acidentes e de agravos à saúde segundo as determinações da Política Nacional de Morbimortalidade por Acidentes e Violência, contribuindo para a excelência do atendimento emergencial e de urgência do profissional de saúde.

 

Público Alvo:

Profissionais com formação superior em Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Medicina, Psicologia e áreas afins.

 

Competências e Habilitações aos Egressos:

Profissional com habilidades e conhecimentos que o auxiliem a desenvolver as competências requeridas pelo mercado de trabalho para a área de Urgência e Emergência, nos componentes pré-hospitalar tais como ambulatórios especializados, salas de estabilização e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), como também em hospitais, prontos-socorros e Atenção Básica compreendendo a lógica e o contexto de referência. Inclui o conhecimento teórico e prático sobre a organização cotidiana dos serviços, métodos para a avaliação das necessidades dos clientes, o planejamento e gerenciamento dos cuidados, a prestação de serviço às pessoas em situações de Urgências e Emergências Clínicas, Traumáticas, Pediátricas e Psiquiátricas, bem como o conhecimento sobre as características específicas de funcionamento do sistema e serviços de saúde, dos diversos atores que nele operam e os mecanismos de coordenação.

 

Grade curricular

 

IDENTIFICAÇÃO DAS DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA

Fundamentos da Enfermagem em Urgência e Emergência

54h

Tópicos Especiais em Enfermagem de Urgência e Emergência

36h

Urgência e Emergência no Contexto do SUS

36h

Atendimento Pré-Hospitalar, Transporte e Classificação de Riscos

36h

Urgências, Emergências Clínicas e Saúde Mental

36h

Urgência e Emergência em Traumas e Obstetrícia

36h

Didática do Ensino Superior

36h

Seminário de orientação para elaboração do artigo científico

18h

Queimaduras, Choques, Animais Peçonhentos e Acidentes Residenciais

36h

Estágio

36h

Prazo de integralização do curso: 18 meses

Valor do Curso: 18 parcelas de R$ 400,00

Coordenadora do curso: Nádja Shirley Andrade Cavalcante 

 Contato: nadja.coordenacao@faifaculdade.com.br 

                   elaine.nuppex@faifaculdade.com.br

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INSCRIÇÕES ABERTAS.

 

Justificativa:

A especialização em Saúde Mental, partindo da perspectiva do cuidado integral da pessoa em sofrimento psíquico, deve-se apoiar nos princípios do SUS que norteiam essa prática de cuidado, que são políticas públicas que ampliam, renovam e modificam os modelos de cuidado existentes. A saúde mental vem sofrendo grandes transformações no que se refere às práticas de cuidado, desde a Reforma Psiquiátrica, onde se iniciou o processo de desistitucionlização dos manicômios para promover o cuidado de forma humanizada. Essa reforma possibilitou a criação de políticas publicas que legitimam o cuidado de pessoas em sofrimento psíquico longe dos manicômios, possibilitando o cuidado em liberdade, que no decorrer dos anos, principalmente a partir da década de 90, o governo federal ampliou os dispositivos de cuidado criando os CAPS e outros dispositivos de cuidado, como as residências terapêuticas.

Nesse sentido, este curso busca responder à demanda por qualificação dos profissionais que atuam na área da Saúde Mental e, concomitantemente, contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelos dispositivos de cuidado nesta região. Compreendemos que a atuação de profissionais bem preparados pode diferenciar o planejamento, organização e gestão das ações em Saúde Mental propostas para o enfrentamento das necessidades e demandas da população.

 

Objetivo Geral:

Formar profissionais na área de saúde/áreas afins no campo da saúde mental, de forma crítica, científica e ética para qualificar o conhecimento e a prática no processo de cuidado em Saúde Mental de acordo com as propostas implantadas pela Reforma Psiquiátrica e legitimadas pelo SUS.

Objetivos Específicos:

  • Conhecer a evolução e trajetória das políticas públicas e das práticas que orientam o campo da saúde mental no Brasil;
  • Compreender os diferentes processos de gestão e planejamento em saúde mental e as propostas de cuidado;
  • Compreender o significado do cuidado em saúde mental, através da perspectiva do cuidado interdisciplinar e não apenas o alivio dos sintomas e tratamento de doenças;
  • Discutir as diferentes formas de articulação inter-setorial e em rede de saúde para o cuidado em saúde mental.

Público Alvo:

Profissionais da área da saúde ou áreas afins

Competências e Habilitações aos Egressos:

Espera-se que o profissional tenha capacidade para atuar em diferentes níveis de atenção da saúde mental de forma a qualificar os processos da atenção e gestão nos serviços de cuidado proposto pelo SUS. Pretende-se que seja um profissional atento às necessidades de saúde das pessoas, das famílias, dos coletivos e às singularidades dos territórios nos quais pretende atuar. Espera-se que seja comprometido ética e profissionalmente com a atenção a saúde mental sob a ótica da desinstitucionalização, capaz de desenvolver trabalhos em equipe na perspectiva transdisciplina, buscando a resolução de problemas de forma autônoma e coletiva, propondo o desenvolvimento de pesquisa no campo da saúde mental relevante para o SUS.

Grade curricular

Disciplina

Carga Horária

História e Legislação em Saúde Mental

20

A história das políticas de saúde e os modelos de atenção de saúde mental no Brasil

20

Atenção Psicossocial à Dependência Química (Álcool e outras Drogas)

20

Saúde Coletiva e Saúde Mental

20

Saúde Mental na Atenção Primária e na Saúde da Família

20

Atenção e Reabilitação Psicossocial

20

Saúde Mental nas Diferentes fases da Vida

20

O corpo: um novo paradigma na clínica da saúde mental

20

Psicopatologias, diagnóstico e classificação

20

Abordagens terapêuticas

20

Atenção Psicossocial à Infância e Adolescência

20

Atenção à crise: urgência e emergência em Saúde Mental

20

Metodologia Científica e da Pesquisa

20

Saúde Mental e Trabalho

20

Tecnologias do trabalho e a educação permanente em saúde mental

20

Geração de renda, Trabalho e Saúde Mental

20

Diversidade, Cultura e Saúde Mental

20

Trabalho de Conclusão de Curso

40

 

 

Prazo de integralização do curso: 18 meses

Valor do Curso: 18 parcelas de R$ 360,0

Contato:   elaine.nuppex@faifaculdade.com.br

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INSCRIÇÕES ABERTAS.

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Justificativa:

Comprometida com as necessidades do mercado de trabalho e na excelência acadêmica, a Pós-graduação Lato Sensu em Direito Civil e Processo Civil da Faculdade Irecê oferece conteúdo atualizado do Direito material e processual, considerando seus aspectos legais, doutrinários e jurisprudenciais, enfatizando o aprendizado em disciplinas teóricas e práticas que tenham relevância na atuação profissional do pós-graduando (seja de formação jurídica ou não).

A nova codificação processual civil (Lei nº. 13.105/2015) e as corriqueiras alterações dogmáticas e hermenêuticas do Direito civil exigem do operador do direito constante atualização dessas matérias. A presente proposta da FAI consiste em ofertar aos operadores do Direito, atuantes em Irecê e região, uma pós-graduação presencial, composta por matérias específicas, carga horária robusta, aulas mensais (dadas as peculiaridades do público alvo) e corpo docente constituído por especialistas, mestre e doutores com ampla experiência prática.

É sabido pelos estudiosos da área jurídica e por aqueles que militam nos fóruns, no dia-a-dia da lida judicial, que o Direito Civil material e seu respectivo código processual civil refletem fortes influências em outras áreas jurídicas (tais como Trabalhista e Penal), pois, no silêncio da norma específica, o direito civil e o processo civil são aplicados subsidiariamente de modo a promover a integração e aplicação do Direito. 

Além de proporcionar aos discentes a possibilidade de atualização presencial, bem como preparação para o mercado de trabalho e contínua capacitação, o curso permitirá ao pós-graduando obter condições para o desenvolvimento de habilidades específicas na gestão de assuntos jurídicos, a partir de um enfoque interdisciplinar, capacitando-o para tomada de decisões a partir do conhecimento técnico-jurídico.

Objetivo Geral:

Desenvolver competências e habilidades para o desempenho profissional dos bacharéis em Direito, advogados e demais profissionais da área jurídica, ofertando uma visão multidisciplinar do Direito Civil e do Processo Civil, possibilitando ao pós-graduando a interação dos saberes, aliando a aplicação teórica à prática forense.

Objetivos Específicos:

  • Promover atualização acerca do Novo Código de Processo Civil (CPC) e suas novas nuanças doutrinárias.
  • Analisar os novos julgados envolvendo a aplicação prática do Novo CPC.
  • Aperfeiçoar conhecimentos do Direito Civil, em um cenário de constantes mudanças.
  • Refletir sobre a constitucionalização do Direito Civil.
  • Analisar a nova dinâmica dogmática e hermenêutica envolvendo o Direito de Família e Contratual.
  • Compreender os reflexos do Novo CPC no Direito Processual do Trabalho e no Direito Processual Penal.
  • Preparar advogados especialistas, gestores e consultores de empresas.

 

Público Alvo:

Advogados atuantes em escritórios de advocacia e departamento jurídico de empresas; assessores da magistratura e do ministério público; analistas, técnicos judiciários e demais servidores da justiça estadual, federal, eleitoral e trabalhista; conciliadores, mediadores e juízes leigos; docentes, consultores, delegados de polícia, gestores e demais profissionais que necessitam de visão jurídica aplicada para fundamentar suas decisões.

 

Competências e Habilitações aos Egressos:

Considerando que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e específico, exigindo dos profissionais um aperfeiçoamento constante e aumento de sua qualificação através da escolha de uma especialidade, a especialização em Direito Civil e Processual Civil surge com a proposta de assumir uma posição estratégica e um papel de fundamental importância no comportamento dos advogados e gestoresdiversos, tendo em vista a preparação para atuação nesse ramo específico do Direito Público e Privado, bem como na tomada de decisões com repercussões jurídicas.

Corpo Docente Confirmado:

  1. Professor Doutor RODOLFO PAMPLONA FILHO (Juiz do Trabalho em Salvador; autor de obras jurídicas; Professor Titular do Curso de Direito. e do Mestrado em Direito, Governança e Políticas Públicas da UNIFACS - Universidade Salvador;e Professor Associado I da Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) da UFBA; Coordenador dos Cursos de Pós-Graduação em Direito Civil e em Direito e Processo do Trabalho da Faculdade Baiana de Direito desde 2013);Professor
  2. Professor Doutor JOSINALDO LEAL (Advogado; Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais (UMSA); Pós-Graduado em Direito Civil e Direito do Consumidor e Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior; Professor Universitário e em diversos Cursos de Pós-Graduação e Preparatórios para Concurso Público e Exame da OAB; Coautor do livro: Juristas do Mundo – Volume IV e V, bem como é Autor de diversos artigos publicados na área do Direito do Consumidor em revistas especializadas, dentre elas a Revista Superior de Justiça);

  3. Professor Doutor (PostDoc) JOSÉ HERON DE SANTANA (Pós-Doutor pela Pace University Law School, New York, onde é professor visitante; Doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor Visitante do Master enDerecho Animal &Sociedad da UniversidadAutonoma de Barcelona. Mestre em Direito pela UFBA. Mestre em Ciências Sociais pela UFBA. Professor Associado da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia . Coordenador do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da UFBA. Membro do Corpo Permanente do Mestrado em Direito da UCSAL. Consultor Jurídico da International Union for theConservationofNatureand Natural Resouces (IUCN). Fellow da World AssociationofArtand Science (WAAS). Membro do Ministério Público do Estado da Bahia, onde atua como Promotor de Justiça do Meio Ambiente na cidade do Salvador);

  4. Professor Mestre HEBERT VIEIRA DURÃES (Advogado; Mestre em Direito Econômico pela UFPB; Especialista em Direito Civil e Empresarial pela FDDJ; Professor da graduação e da pós-graduação do Curso de Direito no Centro Universitário de João Pessoa – Unipê e da Faculdade Internacional da Paraíba – FPB Laureate; Coordenador adjunto da pós-graduação em Advocacia empresarial e das relações de consumo do Unipê; Coordenador da pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil da Faculdade Irecê – FAI e coordenador do projeto de implantação do curso de Direito da FAI; Autor de obras jurídicas; Palestrante e consultor jurídico);

  5. Professor Mestre EDUARDO MADRUGA (Advogado. Pós Graduado pelo Centro Universitário de João Pessoa em Direito Processual Civil; Mestre em Direito pela Universidade de Coimbra; autor de obras jurídicas publicadas pela editora Método);

  6. Professor Mestre GERALDO BATISTA (Advogado; Professor universitário; Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB);

  7. Especialista DANILO FRANCA (Juiz de Direito do Tribunal do Estsdo da Bahia. Graduação em Direito pela Universidade Católica do Salvador (2002). Pós Graduação em Direito Eleitoral pela Faculdade Baiana de Direito (2016) Pós Graduando em Direito Civil - Uniderp -Anheguera);

  8. Professora Especialista LEONELLEA PEREIRA (Mestranda em Estudos Interdisciplinares sobre Gênero, Mulheres e Feminismos - NEIM/UFBA. Especialista em Ciências Penais pela Universidade Anhanguera-UNIDERP/Rede LFG. Especialista em Políticas Públicas em Gênero e Raça da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Graduada em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Advogada (OAB/BA). Presidenta da Comissão da Mulher Advogada da OAB Subseção Irecê - BA. Conciliadora dos Juizados Especiais da Comarca de Irecê - TJBA. Mediadora Judicial certificada pelo Conselho Nacional de Justiça. Colunista da Revista Meio);

  9. Profesora Especialista FABÍOLA MONTEIRO ALVES (Bacharel em Direito pela Faculdade São Salvador (2013).Tem experiência na área de Direito de família, pós graduada em Direito Civil e processo civil pelo curso Damásio de Jesus; Mediadora Judicial, habilitada pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia,teorias e práticas da resolução de conflitos através da autocomposição nos moldes da Resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça; Instrutora de Mediação Judicial pelo Conselho Nacional de Justiça; Curso de Mediação Empresarial ofertado pela UNB; Curso de Mediação Judicial para Defensoria Pública ofertado pela UNB.);

  10. Professor Especialista WILSON SALES BELCHIOR (Advogado; Sócio Diretor Jurídico do Rocha, Marinho e Sales Advogados. Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Estadual do Ceará (2007). Foi Presidente da Comissão de Sociedades de Advogados da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Paraíba (PB) e membro da Comissão Nacional de Sociedade de Advogados do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil);

  11. Professor Especialista SANDERSON RODRIGUES (Advogado; Especialista em Ciências Criminais pela Faculdade Baiana de Direito; Especialista em Direito Tributário pelo IBET);

  12. Professor Especialista RODRIGO SALAZAR (Advogado; professor convidado da Escola Superior de Advocacia Oab Ba, Professor Auxiliar da UNEB, Professor substituto da Universidade Federal da Bahia e professor auxiliar da Universidade do Estado da Bahia.

 

DISCIPLINAS

CH

DATAS PREVISTAS

1

TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL E CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO DIREITO PRIVADO

20

11 e 12 de NOVEMBRO de 2017

2

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES (COM FOCO NO ADIMPLEMENTO E INADIMPLEMENTO)

20

09 E 10 de DEZEMBRO de 2017

3

DIREITO DOS CONTRATOS E DIRIGISMO CONTRATUAL

20

26 e 27 de JANEIRO de 2018

4

RESPONSABILIDADE CIVIL E REFLEXOS INTERDISCIPLINARES (CONSUMIDOR, TRABALHISTA, ADMINISTRATIVO E PENAL)

20

20 e 21 de JANEIRO de 2018

5

DIREITOS REAIS (OU DAS COISAS)

20

24 e 25 de FEVEREIRO de 2018

6

DIREITO DE FAMILIA E OS SEUS NOVOS FORMATOS

20

10 e 11 de MARÇO de 2018

7

DIREITO DAS SUCESSÕES (COM ÊNFASE NOS JULGADOS DO STF)

20

07 e 08 de ABRIL de 2018

8

TEORIA GERAL DO NOVO PROCESSO CIVIL

20

11 e 12 de MAIO de 2018

(aula sexta e sábado por causa do dia das mães no domingo dia 14)

9

PROCESSO DE CONHECIMENTO

20

16 e 17 de JUNHO de 2018

10

ASPECTOS PROCESSUAIS DOS JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS ESTADUAIS, FEDERAIS E DA FAZENDA PÚBLICA

20

07 e 08 de JULHO de 2018

11

PROCESSO CAUTELAR, TUTELAS PROVISÓRIAS - TUTELAS DE URGÊNCIA E DE EVIDÊNCIA

20

21 e 22 de JULHO de 2018

12

TEORIA GERAL DOS RECURSOS E RECURSOS EM ESPÉCIE

20

18 e 19 de AGOSTO de 2018

13

PROCESSO DE EXECUÇÃO

20

15 e 16 de SETEMBRO de 2018

14

REFLEXOS DO PROCESSO CIVIL NO PROCESSO DO TRABALHO

10

20 de OUTUBRO de 2018

15

REFLEXOS DO PROCESSO CIVIL NO PROCESSO PENAL

10

21 de OUTUBRO de 2018

16

AÇÃO CIVIL PÚBLICA

10

10 de NOVEMBRO de 2018

17

TÉCNICAS AVANÇADAS DE COMPOSIÇÃO, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM

10

11 de NOVEMBRO de 2018

18

ÉTICA PROFISSIONAL: Atualização dos novos preceitos legais e regimentais

10

15 de DEZEMBRO de 2018

19

EMPREENDEDORISMO, GESTÃO DE ESCRITÓRIO E MARKETING JURÍDICO

10

16 de DEZEMBRO de 2018

20

SEMINÁRIOS E DEBATES JURÍDICOS: Conexões entre o Direito Material e Processual

20

12 e 13 de JANEIRO de 2019

21

METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA

20

26 e 27 de JANEIRO de 2019

22

PRAZO FINAL PARA APRESENTAÇÃO DO TCC

0

13 de MAIO de 2019

CARGA HORÁRIA TOTAL

 

360

Prazo de integralização do curso: 18 meses

Valor do Curso: 18 parcelas de R$ 400,00

Contato:   hebertvd.adv@gmail.com

                ivania.nuppex@faifaculdade.com.br

                (74) 3641-8000 / (74) 9 9979-8198

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INSCRIÇÕES ABERTAS.

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          JUSTIFICATIVA

          Visando o aprofundamento do trato das questões relacionadas ao ensino da educação física e do desporto escolar, tal proposta de especialização poderá permitir apropriação de conhecimentos e práticas que contribuirá para uma atuação mais qualificada no âmbito da escola ou mesmo em outros espaços não formais com clubes, escolinhas, academias, dentre outros.

          Tendo como referência estudos de impactos que demonstram à necessidade da qualificação profissional no campo da Educação Física e do Desporto escolar e do aumento significativo de profissionais com graduação oriundos dos cursos de licenciatura da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, campus XVI – Irecê, via, Programa de Formação de Professores em Serviço – PARFOR e, do curso de licenciatura da Universidade Norte do Paraná, Pólo de Irecê, na modalidade presencial conectada, além de profissionais egressos de outras instituições residentes na região, identificamos a necessidade de oferecer a qualificação em nível de pós-graduação Lato Sensu com o curso de Especialização em Educação Física e Desporto Escolar. O curso proposto tem como objetivo qualificar e titular profissionais para o desempenho da função docente no âmbito escolar e do desporto educacional, por entender um campo de intervenção profissional abrangente que, por meio das diferentes manifestações e expressões das práticas corporais pode prestar variados e importantes serviços à sociedade, permitindo, o acesso ao acervo histórico produzido até então no âmbito da cultura corporal, favorecendo a socialização, o exercício da cidadania, o desenvolvimento da consciência corporal, das potencialidades físicas, da promoção da saúde e da qualidade de vida.

          Dessa forma, através da formação continuada e qualificação profissional, pode contribuir para a melhoria das práticas profissionais exercidas no município e região, possibilitando o desenvolvimento e ampliação da prática corporal na dimensão da saúde, da educação e do lazer.

          A criação do Curso de Especialização se propõe a preencher uma lacuna existente na região em relação à formação e qualificação de professores para atuarem na área de educação física escolar, sendo identificado um campo ainda muito carente de profissionais da área. Desta forma, o curso vem atender a essa demanda e contribuir com as novas exigências e desafios no campo pedagógico e político relacionado ao ambiente educacional.                 

         OBJETIVO GERAL

         Promover a qualificação profissional de professores de Educação Física que atuam em Irecê e região a partir de uma perspectiva crítico-científico, tendo como base a realidade social e suas demandas históricas.

         OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Oportunizar discussões sobre as políticas educacionais e suas implicações no cotidiano escolar;      
  • Aprofundar conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais que permitam desenvolvimento de novas práticas e valores dentro da educação física escolar e das práticas desportivas;
  • Produzir conhecimento teórico-científico articulado à realidade da escola e das práticas desportivas;
  • Formar profissionais especialistas para intervirem de forma crítica, reflexiva e qualificada nos diferentes campos de atuação da Educação Física, tanto escolares quanto não escolares;
  • Fundamentar em bases científicas da ação profissional no desporto da região de Irecê e do estado da Bahia;
  • Capacitar Profissionais de Educação Física para atuarem com Desporto escolar em todos os níveis de Ensino.

PÚBLICO ALVO

Professores de educação física e estudantes cursando o último semestre de graduação.

Competências e Habilitações aos Egressos:

Os professores participantes desta proposta de formação continuada, em nível de especialização Lato Sensu, devem ao fim do curso, ser capazes de compreender a articulação teórico-prática no contexto da organização do trabalho pedagógico da escola e das vivências esportivas educacionais, tendo como fundamento os saberes docentes (pedagógicos, técnicos e experienciais) a partir de uma dimensão científica e de pesquisa.

DURAÇÃO

15 meses

PERIODICIDADE

Encontros mensais aos sábados e domingos

INVESTIMENTO

15 parcelas de R$ 350,00

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Contato

ivania.nuppex@faifaculdade.com.br

 

 

Justificativa:

A necessidade de formação técnico e científica e humanística para o desempenho da assistência à mulher na condição de gestante, parturiente, puérpera e para o recém-nascido, impõe que a enfermagem obstétrica retome seus propósitos, reconquiste espaço no panorama assistencial da rede pública e privada de saúde. A adoção de novos paradigmas exige coragem, mas não permite erros que possam aumentar os riscos à saúde, aos quais a população feminina já está exposta. Desta forma, devemos inovar sem perder a coerência no curto, médio e longo prazo. A expansão do mercado de trabalho na área de obstetrícia e mais especificamente em saúde da mulher, que acena com um mercado promissor, tem atraído a procura dos profissionais por esta especialidade. Essa situação vem impulsionando a criação e expansão dos Cursos de Especialização em Saúde da Mulher, em especial Enfermagem Obstétrica, visto que, estamos vivenciando o crescente número de hospitais e casas de partos que surgem “absorvendo” os profissionais qualificados como os enfermeiros legalizados para o exercício da obstetrícia.

Objetivo Geral:

Qualificar enfermeiros para o atendimento integral à mulher em todo o Ciclo gravídico-puerperal.

Objetivos Específicos:

  • Formar enfermeiros(as) para a realização do parto normal.
  • Capacitar enfermeiros(as) para identificação dos riscos obstétricos e perinatal.
  • Capacitar enfermeiros(as) com bases epidemiológicas, clínicas e humanísticas no contexto do SUS.

Público Alvo:

Profissionais de Enfermagem que atuam ou que queiram atuar na área de Saúde da Mulher, com enfoque em Obstetrícia.

Competências e Habilitações aos Egressos:

Profissional com formação técnica-científica e ético-humanistica para o desempenho da assistência à mulher na condição de gestante, parturiente, puérpera e para o recém-nascido com possibilidades de adoção de novos paradigmas que exige coragem, mas não permite erros que possam aumentar os riscos à saúde, aos quais a população feminina já está exposta.

Concepção do Programa:

A política adotada pelo Ministério da Saúde, por meio de ações programáticas que priorizam a atenção básica e mudança do modelo assistencial visando a humanização do parto e nascimento no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) integram projeto de trabalho da Área Técnica da Saúde da Mulher.

O aumento da demanda por profissionais qualificados promovido pelas Portarias Ministeriais e guiados pela NOB/96, indica a necessidade de capacitar sistematicamente recursos humanos para o SUS. O apoio do Ministério da Saúde para o desenvolvimento de cursos de acordo com a Resolução nº 3 do Comitê de Ensino Superior - CES/99, em parceira com Instituições de Ensino Superior, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, cria estrutura favorável para garantir o envolvimento dos órgãos formadores com as instâncias de gestão do SUS.

 

Valor do Curso: 18 parcelas de R$ 400,00

Prazo de integralização do curso: 18 meses

Coordenadora do curso: Nádja Shirley Andrade Cavalcante 

 Contato: nadja.coordenacao@faifaculdade.com.br 

                 ivania.nuppex@faifaculdade.com.br

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INSCRIÇÕES ABERTAS.

 

 

 

 

 

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INSCRIÇÕES ABERTAS PARA TURMA DE PORTO ALEGRE

Apresentação:

Construir uma sociedade justa demanda esforço de todos os segmentos, principalmente das instituições que possuem papel filantrópico, fraterno e educacional. Então, o ato de preparar adequadamente pessoas que vão atuar como formadores nas mais diversas áreas do conhecimento assume um papel dos mais relevantes no mundo contemporâneo.  

Nas Lojas Maçônicas, a discussão filosófica e os conteúdos críticos da sociedade, são relativamente pequenos em função da ritualista das sessões cotidianas, e também os assuntos administrativos das mesmas.

  A oportunidade de um curso de Pós-graduação “Lato Sensu”, promoverá o desenvolvimento da critica, da organização da concepção maçônica, do debate e conceitos de temas específicos. Deste mesmo modo, certamente todos concordam que, para um maçom bem exercer tal função, exige-se que ele tenha vocação pelo ato de ensinar e que seja bem preparado para o seu desempenho maçônico.

Nesse sentido, ainda é mister não se perder de vista a necessidade de preparo humanístico aliado ao domínio da técnica, para se formar bons maçons.

A FAI - Faculdade Irecê em parceria com o Grande Oriente do Rio Grande do Sul - GORGS E e com o Grande Oriente da Bahia - GOBA, está propondo este curso de Pós-Graduação na área de Filosofia e Fundamentação Maçônica, valorizando suas qualidades pessoais, desenvolvendo seus potenciais e oportunizando aos maçons uma formação de alto nível com professores maçons qualificados.

Objetivos:

  • Possibilitar a ampliação do conhecimento aos maçons que serão formados no curso de Filosofia e Fundamentação Maçônica.
  • Aperfeiçoar a criticidade dos participantes do curso em fundamentação maçônica;
  • Repensar a prática dos maçons no ensino da Maçonaria;
  • Aprimorar a prática pedagógica dos maçons em relação a habilidades reflexivas, críticas e formulação de questões relativas à prática da Maçonaria como um todo;
  • Instigar a produção científica e a pesquisa na maçonaria, abrangendo a necessidade de dominar os instrumentos utilizados na prática dos conteúdos maçônicos;
  • Favorecer as múltiplas formas de aquisição de conhecimento, através da interdisciplinaridade, ou seja, integrar a prática de ensino em Maçonaria ao vários campos do saber;
  • Cooperar com o desenvolvimento do processo teórico-metodológico em relação às novas disposições das tecnologias educacionais quanto à construção do conhecimento;
  • Aplicar o conhecimento metodológico e científico na produção dos textos científicos e trabalhos apresentados em lojas maçônicas para aumento de salário; desenvolvendo as habilidades da pesquisa interiorizada durante o curso.

Público Alvo:

Mestres Maçons

Coordenadores do Curso:

Prof. Dr. Sydnei Mitidieri Silveira - Coordenador GORGS

 

Prof. Dr. Medson Janer da Silva - Coordenador Acadêmico FAI

Matriz Curricular:

1 -Aspectos Gerais sobre Teologia e Filosofia 

2 -Métodos de Elaboração e Apresentação de trabalhos Maçônicos em Loja

3 - Filosofía e Teologia na Maçonaria Simbólica

4 - Ritos Maçônicos  

5 - Administração Maçônica

6 - Maçonaria Filosófica  

7 - Maçonaria e Religião

8 - Historicidade Maçônica

9 - Ordens Paramaçônicas

10 - Métodos e Técnicas Pesquisas

11 - Metodologia do Ensino Superior/Orientação do Artigo Científico

12 - Seminário de Conclusão de Curso

 

Periodicidade: Encontros Mensais

Matrículas: As matrículas das turmas dos municípios do Rio Grande do Sul serão efetuadas pela equipe do Grande Oriente do Rio Grande do Sul - GORGS.

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Justificativa

A farmacologia permeia o cotidiano dos profissionais de saúde que estão envolvidos na prescrição e administração de medicamentos e no acompanhamento de resultados terapêuticos nos pacientes. A capacitação e a atualização na área permitem aos profissionais o enfoque terapêutico racional, com ênfase especial nas consequências clínicas, sociais e econômicas, visando a melhoria das condições de saúde e qualidade de vida dos indivíduos.

O surgimento de novas demandas, a complexidade terapêutica resultante do desenvolvimento de novos fármacos, acompanhados de uma rápida mudança tecnológica no setor da saúde, desafia os profissionais ao aprimoramento de conceitos e práticas clínicas.

 

Objetivos 

Promover o aprimoramento dos profissionais da saúde em farmacologia clínica, a partir de uma visão integradora dos conhecimentos teóricos com a prática profissional, visando prevenir, detectar e solucionar problemas relacionados a medicamentos; Orientar o profissional de saúde quanto ao seu desempenho social e na utilização de informações confiáveis e atualizadas sobre os medicamentos junto à equipe multiprofissional; Estimular a atuação multiprofissional em saúde, visando um atendimento integral do paciente.

 

Público Alvo 

Graduados em Medicina, Farmácia, Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e outros profissionais da saúde (submetidos à análise curricular).

 

Matriz  Curricular 

 

Disciplina

Carga Horária

Consultório: Semiologia e Comunicação Interpessoal

30h

Sistema LADME - Liberação, Absorção, Distribuição, Metabolismo e Excreção

30h

 

Princípios Gerais na Ação de Fármaco

30h

Prescrição Farmacêutica em Transtornos Menores

30h

Farmacologia do Sistema Cardiovasculorrenal

30h

Farmacologia do Sistema Digestório

30h

Farmacologia do Sistema Respiratório

30h

Farmacologia da Dor e Inflamação

30h

Farmacologia do Sistema Endócrino

30h.

Farmacologia do Sistema Nervoso Central

30h

Farmacologia dos Antimicrobianos

30h

Farmacoepidemiologia e Farmacovigilância

30h

Metodologia Científica (AVA)

30h.

Didática do Ensino Superior

30h

Carga Horária Total

420h

 

Carga Horária: 420 horas/aula 

Duração: 18 meses

Investimento: 18 parcelas de R$ 400,00

O curso será em 16 módulos, ou seja, 16 meses, uma vez por mês no sábado (08:00 as 12:00 e 14:00 as 18:00) e domingo (08:00 as 13:00).

Coordenação do curso: Profa Mestre Maria da Conceição Araújo Correia

Email: conceicao.coordenacao@faifaculdade.com.br

               elaine.nuppex@faifaculdade.com.br

 

Turma concluída.