Pós-Graduação

Carga horária: 360h (mais 20h de TCC opcional)

Duração: 10 meses

 

Coordenação: Prof. Diógenes Vaz de Oliveira

 

Justificativa

A oferta do Curso Especialização em Urgência Emergência e UTI propõe contribuir para a elevação da qualidade dos serviços prestados à sociedade, capacitando pessoas por meio de processos de construção de conhecimentos científicos e tecnológicos, capazes de contribuir com a formação humana integral e com o desenvolvimento socioeconômico da região, articulando processos de democratização e justiça social. Além disso, o curso propõe a formação sistêmica do indivíduo, ao promover o desenvolvimento de competências capazes de auxiliar na utilização de técnicas referentes à urgência, emergência e UTI. Buscar-se-á o aprimoramento do atendimento de qualidade ao público, o estímulo à criatividade na busca de soluções de problemas e a inserção do trabalho em equipe. 

Além disso, os profissionais graduados e/ou pós graduados em enfermagem, e demais áreas afins serão capacitados a prestarem assistência a indivíduos expostos a acidentes e agravos à saúde que necessitem de cuidados em caráter de atendimento intensivo e urgência e emergência na rede básica de atenção e na área hospitalar.

 

Objetivo Geral

Oferecer conhecimentos teórico-práticos relacionados a assistência às vítimas de acidentes e de agravos à saúde segundo as determinações da Política Nacional de Morbimortalidade por Acidentes e Violência, contribuindo para a excelência do atendimento emergencial e de urgência do profissional de saúde.

 

Objetivos Específicos

•Reconhecer os aspectos técnico-científicos em relação aos principais temas que orientam Urgência/Emergência e UTI;

•Compreender as habilidades para atuar em serviços de referência em urgência/emergência e uti, no atendimento a pacientes de alta complexidade;

•Aplicar, na prática, os protocolos de atendimento a vítima de trauma e emergências clínicas conforme os padrões do Advanced Trauma Life Support (ATLS), Prehospital Trauma Life Support (PHTLS) e American Heart Association (ACLS);

•Empregar o raciocínio crítico na área de Urgência/emergência e UTI, adulta, com ênfase no processo assistencial;

 

Público-alvo

Profissionais com formação superior em Enfermagem.

Competências e Habilitações aos Egressos: O PPG em Urgência/Emergência e UTI contribui para a formação do egresso mais comprometido com o sistema de saúde, ético, com uma postura humanizada, com conhecimentos e habilidades para o atendimento emergencial e ao paciente crítico, com iniciativa e criatividade, com flexibilidade para trabalhar junto à equipe multiprofissional, com capacidade de resolução de problemas e intervenções rápidas, com responsabilidade para o processo do cuidar, gerenciar, educar e pesquisar. Com a consciência da importância da educação permanente e continuada em saúde e com o comprometimento com a responsabilidade social.

 

Diferenciais do Curso

a) Conteúdos atualizados

b) Duas formações em uma só pós-graduação

c) Professores gabaritados

 

Trabalho de Conclusão de Curso (opcional) 

Possibilidades: artigo científico, relato de experiência profissional, plano de negócio, plano de aula, portfólio, aplicativo.

 

Matriz Curricular

Ordem

Disciplina

1

Introdução a Urgência e Emergência, biossegurança, SBV e ACLS.

2

Sistematização da assistência em emergência.

3

Balanço hídrico, gasometria arterial e interpretação de exames.

4

Atendimento as principais urgências e emergências – fase I – Neurológicas, Respiratórias e Cardiovasculares.

5

Atendimento as principais urgências e emergências – fase II – Traumas crânio encefálico, torácico e abdominal.

6

Atendimento as principais urgências e emergências – fase III – queimaduras, intoxicações agudas e acidentes com animais peçonhentos.

7

UTI – cuidado ao paciente crítico – Fase IV – Sepse, Monitorização e hemodinâmica, principais drogas utilizadas em UTI.

8

UTI – cuidado ao paciente crítico – Fase V – Assistência ao paciente com dispositivos invasivos.

9

Emergências Obstétricas

10

Metodologia do Ensino Superior

11

Metodologia Científica e TCC - opcional

Inscreva-se: https://fai.jacad.com.br/academico/e-course/pre-cadastro/6

 

Carga horária: 360h (mais 20h de TCC opcional)

Duração: 10 meses

 

Coordenação: Profa. Adriana Rey Nunes Lima

 

Justificativa

O curso de especialização em psicologia clínica é de grande relevância para o profissional que deseja inserir-se no campo de trabalho com maior eficiência, uma vez que são estruturadas de modo a aprofundar uma teoria e prática específicas de modo coerente e consistente em um campo específico de atuação, superando, desta forma, as apresentações teóricas incipientes e iniciais, bem como as experiências relativamente restritas nos estágios supervisionados da graduação.

O presente curso se caracteriza por uma sistematização consistente, coerente e aprofundada de conhecimentos e práticas referentes a modelos teóricos psicológicos bastante intrincados tanto histórica quanto epistemologicamente, incluindo em seu programa de ensino assuntos e conhecimentos de interfaces com outras ciências.

 

Objetivo Geral

Formar especialistas em Terapia Cognitivo Comportamental aplicada a diferentes contextos e tendências.

 

Objetivos Específicos

  • Formar psicólogos nas práticas clínicas cognitivas e comportamentais, tendo por base consistente fundamentos éticos, filosóficos, teóricos e metodológicos;
  • Capacitar à produção do conhecimento científico concomitante à prática clínica.

 

Público-alvo

Graduados em Psicologia

 

Diferenciais do Curso

a) Cursar a pós-graduação agregará vários diferenciais para a carreira do psicólogo. Um dos principais motivos para investir nesse curso é obter qualificação e aumentar a segurança nos atendimentos clínicos.

b) Irá enriquecer o currículo, abrindo novas possibilidades profissionais. Com ela, os psicólogos especialistas conquistam mais confiança dos pacientes e têm um retorno maior.

c) O curso também é uma ótima estratégia para fazer novos contatos e conhecer professores competentes. Trocar experiências e aprofundar seus conhecimentos com pessoas que são referência na área é uma grande vantagem.

 

Trabalho de Conclusão de Curso (opcional)

Possibilidades: artigo científico, relato de experiência profissional, plano de negócio, plano de aula, portfólio, aplicativo.

 

Matriz Curricular

Ordem

Disciplina

1

História, fundamentos , princípios da TCC e modelo cognitivo de Beck.

2

Conceitualização cognitiva, técnicas e procedimentos em TCC

3

Transtornos de Ansiedade

4

Psicofarmacologia

5

Transtornos do Humor 

6

Transtorno Obsessivo compulsivo

7

TCC para infância e adolescência 

8

Transtorno do Estresse Pós Traumático

9

Transtornos da personalidade

10

Metodologia do Ensino Superior

11

Trabalho de Conclusão de Curso (Opcional)

Inscreva-se: https://fai.jacad.com.br/academico/e-course/pre-cadastro/6

Carga horária: 360h (mais 20h de TCC opcional)

Duração: 10 meses

 

Coordenação do NUPPEX: Elaine Alane Batista Cavalcante

 

Justificativa

O consumo de fármacos atinge escalas sem precedentes, o que se acompanha da maior ocorrência de efeitos adversos. As pesquisas básica e clínicas favorecem o aparecimento de inúmeras drogas, de perfil de ação cada vez mais complexos. Este panorama acarreta a necessidade de educação continuada.

Neste cenário a figura do Farmacêutico é imprescindível no atendimento à população.

Para tanto, o mesmo deve ser capacitado em atendimento a Resolução nº 586 de 29 de agosto de 2013, que regula a prescrição farmacêutica e dá outras providências, do Conselho Federal de Farmácia.

Considerada a realidade que envolve a Nova Farmácia brasileira e os avanços verificados no campo da Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica, propomos este programa para a Especialização Profissional, em nível de Pós-graduação (lato sensu), de modo que possa atender à Comunidade Farmacêutica, dos pontos de vista legal, operacional, farmacoterapêutico. Assim, este curso é dirigido àqueles que desejem se especializar em Farmácia Clínica & Prescrição Farmacêutica. 

A título ilustrativo, o contingente representado pelos Farmacêuticos no Estado da Bahia equivale, em 2016 a cerca de 6.500 profissionais registrados no Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia. Deste universo, cerca de 5.500 profissionais atuam diretamente no domínio da Farmácia Comunitária e uma fração menos expressiva nas Farmácias Hospitalares.

Portanto, diante da demanda para uma Especialização em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica, os praticantes da Farmácia Comunitária e da Farmácia Hospitalar podem representar um potencial significativo para um Curso de Especialização como a proposição realizada neste projeto pedagógico.

No caso particular da Microrregião de Irecê cuja população estimada, em 2015, pelo IBGE equivalia a cerca de 400.000 habitantes, subdividida em dezenove municípios, encerra 153 Estabelecimentos Farmacêuticos, dos quais 33 (21,5%) estão localizados na Cidade de Irecê. Estes dados refletem a demanda potencial que pode requerer programas de Pós-graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica, quando o objetivo reside na especialização de profissionais, centrada no Cuidado Farmacêutico Integral.

O desenvolvimento de competências e habilidades destes profissionais produz um incremento na qualidade do Serviço de Saúde, o que pode implicar redução da morbimortalidade da população regional, um ganho qual/iquantittivo para a Saúde Coletiva da Microrregião, além da sincronização com a Nova Legislação publicada em nível de Governo Federal e do Conselho Federal de Farmácia.

 

Objetivo Geral

O farmacêutico clínico apto a realizar prescrição farmacêutica conforme Resoluções do Conselho Federal de Farmácia, a acompanhar o paciente sob um olhar mais humanizado, garantir o tratamento farmacoterapêutico mais adequado que atenda as suas necessidades.

 

Objetivos Específicos

  • Analisar os fundamentos da Semiologia refletindo sobre o contexto médico que os consolidaram, relacionando-os às novas necessidades multidisciplinares;
  • Aprofundar os conhecimentos sobre Fisiopatologia a partir das diversas concepções, reconhecendo suas implicações teóricas e metodológicas para área farmacêutica e prescrição de medicamentos;
  • Formação crítica e criativa do aluno pós-graduando, destacando seu papel profissional como prescritor.
  • Ampliar a compreensão de concepções acerca de Boas práticas de prescrição e refletir sobre as respectivas implicações para o exercício da Farmacologia clínica e terapêutica.

 

Público-alvo

Profissionais com formação superior em Farmácia e áreas afins.

Competências e Habilitações aos Egressos: Farmacêutico com formação tecnico-científica e etico-humanística, especializado para o desempenho profissional no âmbito da Farmácia Clínica & Prescrição Farmacêutica, capaz de compreender a abordagem/assistência que o indivíduo/usuário/doente/paciente demanda para a obtenção do êxito na farmacoterapia utilizada/prescrita.

 

Diferenciais do Curso

a) Conteúdos atualizados

b) Duas formações em uma só pós graduação

c) Professores gabaritados

 

Trabalho de Conclusão de Curso (opcional)

Possibilidades: artigo científico, relato de experiência profissional, plano de negócio, plano de aula, portfólio, aplicativo.

 

Matriz Curricular

Ordem

Disciplina

1

Atenção Farmacêutica, farmácia clínica e consultório farmacêutico: ferramentas para implantação, aspectos legais e comunicação interpessoal.

2

Fisiologia, Semiologia, Farmacologia clínica e farmacocinética clinica.

3

Consultório Farmacêutico: solicitação e interpretação de exames laboratoriais

4

Prescrição em transtornos menores: suplementos alimentares e demais categorias de alimentos

5

Prescrição em transtornos menores: cefaleias, diarreias, dor e  inflamação

6

Cuidado farmacêutico na antibioticoterapia

7

Cuidado farmacêutico nos pacientes com doenças endocrinológicas e cardiopata

8

Cuidado farmacêutico na saúde mental

9

Segurança do Paciente: Farmacovigilância e Farmacoepidemiologia

10

Metodologia do Ensino Superior

11

Metodologia Científica e TCC - Opcional

Inscreva-se: https://fai.jacad.com.br/academico/e-course/pre-cadastro/6